A Importância da Qualidade de Segurado na Pensão por Morte

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Para saber se você tem direito a receber pensão por morte mesmo após o segurado parar de contribuir para a previdência social, é muito importante conhecer as regras e prazos para a contagem da qualidade de segurado.

No caso de indeferimento pela perda da qualidade de segurado significa que o INSS não vai pagar a pensão porque entendeu que a pessoa falecida não estava mais coberta pelos benefícios do Regime Geral da Previdência Social na data do óbito.

Saiba neste artigo se você deve aceitar ou não esta decisão.

Acesse o WhatsApp aqui ou ligue para o telefone (41) 3501-3588 para falar com nossos advogados especialistas no INSS.

 

O QUE É A QUALIDADE DE SEGURADO?

A qualidade de segurado é adquirida pelo trabalho em atividade abrangida pela previdência social ou pela inscrição e recolhimento das contribuições no caso de segurado facultativo. Resumidamente, no período em que o trabalhador possui a qualidade de segurado ele e os seus dependentes estão cobertos pelas leis dos benefícios do INSS.

Com a perda da qualidade de segurado os direitos previdenciários caducam, ocasionando a impossibilidade de concessão da maioria dos benefícios, incluindo a pensão por morte.

 

QUAIS SÃO OS PRAZOS E COMO SE FAZ A CONTAGEM DA QUALIDADE DE SEGURADO?

O período em que o trabalhador mantém a qualidade de segurado, independente de contribuições é chamado de período de graça. Os prazos variam entre 3 meses e 36 meses, onde, repetimos, mesmo sem contribuições, trabalho ou benefícios o segurado mantém ativa sua cobertura de benefícios oferecida pelo INSS.

Para o trabalhador com carteira assinada a contagem do período de graça é iniciada no mês seguinte ao último vínculo do segurado, ou seja, mesmo que um contrato de trabalho tenha sido encerrado no início do mês, a contagem será iniciada no mês seguinte ao da demissão.

Para o contribuinte individual o período de graça acaba no dia seguinte ao do vencimento da contribuição, que por sua vez deve ser feita até o dia 15 do mês seguinte àquele a que se refere a contribuição.

Há regras específicas para o segurado facultativo, segurado obrigatório, serviço militar, preso, para quem recebeu auxílio doença, sendo que o tempo de manutenção da qualidade de segurado varia de acordo com cada uma das regras, sempre respeitando o período máximo de 36 meses.

 

MEU PEDIDO DE PENSÃO POR MORTE FOI INDEFERIDO PELA FALTA DA QUALIDADE DE SEGURADO. VOCÊ DEVE ACEITAR A DECISÃO?

No caso de indeferimento pela perda da qualidade de segurado você deve aceitar a decisão?

A resposta é não! 

Isto porque, a contagem do período de graça realizada pelo INSS na maioria dos casos ignora algumas regras previstas na lei, o que gera o indeferimento do benefício mesmo para quem tem direito.

Outra situação que não é analisada pelo INSS, mas que garante o direito à pensão mesmo após a perda da qualidade de segurado, ocorre quando a pessoa falecida adquire o direito a aposentadoria antes da morte, mesmo que não tenha se aposentado de fato.

Ou seja, independentemente de ter se aposentado, caso o falecido tenha adquirido o direito a se aposentar antes da data do óbito, mesmo que ele venha a perder a qualidade de segurado do INSS seus dependentes têm direito a receber a pensão.

Nestes casos o correto é obter o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e demais documentos relativos às contribuições do segurado como carteira de trabalho e carnê de contribuição, e fazer uma contagem para verificar se na data do óbito o falecido ainda detinha a qualidade de segurado ou possuía o direito de se aposentar.

 

QUEM EU DEVO PROCURAR?

Caso o seu pedido tenha sido negado pelo INSS, por se tratar de um procedimento que exige a análise de documentos, conhecimento da lei e a elaboração de cálculos, quando isso ocorrer a orientação é para que busque a ajuda de um advogado especialista na área previdenciária para resolver o problema.

 

QUER SABER MAIS SOBRE PENSÃO POR MORTE?

Para conhecer todos detalhes sobre o benefício pensão por morte acesse: PENSÃO POR MORTE


Gostaria de mais orientações sobre o assunto? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Acesse o WhatsApp aqui ou ligue para o telefone (41) 3501-3588 para falar com nossos advogados especialistas no INSS.

Entre em contato por algum de nossos canais de atendimento que traremos a melhor solução para o seu caso. Acesse o WhatsApp ou ligue para o telefone (41) 3501-3588 para falar com nossos advogados especialistas no INSS.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Conte-nos seu caso que iremos lhe ajudar

Deixe a sua mensagem que em breve entraremos em contato.

"*" indica campos obrigatórios

Entre para o nosso grupo no WhatsApp

Fique informado e receba as últimas notícias.