A Prova de Vida é uma exigência do INSS e deve ser feita todo ano por quem recebe um ou mais benefícios. Com isso, o INSS fica sabendo se você está vivo de continua depositando o seu benefício.
Atenção! Quem não faz a prova de vida tem o benefício bloqueado. O objetivo desse procedimento é dar mais segurança ao cidadão e ao estado brasileiro, evitando fraudes e pagamento de benefícios indevidos.
Este ano o INSS trouxe uma novidade e você poderá fazer a prova de vida pelo celular, de uma mineira muito mais prática, sem a necessidade de se deslocar até uma agência da Previdência Social.
A prova de vida digital por reconhecimento facial será feita com o uso da câmera do celular do segurado, por meio do aplicativo do Meu INSS e do Governo Digital vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.
Como este procedimento ainda está em fase de testes, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.
Após essa fase de testes a intenção do INSS é que este procedimento seja adotado como padrão e utilizado por todos que recebem benefícios.
É importante destacar que o INSS não entra em contato solicitando dados pessoais ou informações do benefício, e caso isso aconteça o segurado deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135.
Gostaria de mais orientações sobre o assunto? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).
Acesse o WhatsApp aqui ou ligue para o telefone (41) 3501-3588 para falar com nossos advogados especialistas no INSS.