Entrei com Recurso no INSS faz Tempo e Ele Ainda não foi Julgado. O que Fazer?

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os segurados do INSS enfrentam uma dura realidade quando necessitam obter benefícios como o auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, aposentadorias, permanecendo meses, ou até mesmo anos à espera uma decisão sobre o seu pedido, que muitas vezes é indeferido.

Com o indeferimento do pedido muitos segurados não concordam com a decisão e optam por contestá-la através do recurso administrativo, no próprio INSS, e vão parar em uma nova fila, onde permanecem por outros longos meses ou anos de angústia a espera de uma decisão favorável.

As dúvidas comuns neste momento são: o INSS tem um prazo para julgar o meu recurso? Se o INSS descumprir esse prazo eu posso fazer algo? Quem eu devo procurar?

Acesse o WhatsApp aqui ou ligue para o telefone (41) 3501-3588 para falar com nossos advogados especialistas no INSS.

 

O INSS TEM PRAZO PARA JULGAR O RECURSO ADMINISTRATIVO?

Primeiramente é preciso esclarecer que o segurado que discordar da decisão do INSS não está obrigado a apresentar o recurso administrativo. Uma vez indeferido o benefício já se torna possível ingressar com uma ação na Justiça Federal.

Caso o segurado opte por apresentar o recurso administrativo, medida que não exige a contratação de um advogado, ele deve saber que o INSS possui o prazo de 30 (trinta) dias para julgar o seu recurso, podendo prorrogar este período por outros 30 (trinta) dias, desde que apresente um motivo justificado.

O prazo está na lei e deveria ser respeitado.

 

O QUE EU POSSO FAZER SE O INSS DESCUMPRIR O PRAZO PARA JULGAR O RECURSO?

Caso o INSS desrespeite o prazo máximo de 60 (30 + 30) dias para julgar o seu recurso, é possível utilizar uma medida judicial chamada de Mandado de Segurança, onde você irá informar um Juiz que o seu direito de ter o recurso julgado dentro do prazo legal está sendo violado por ato ilícito da Junta de Recursos da Previdência Social.

Ao constatar que a Junta de Recursos da Previdência Social descumpriu o prazo legal, o Juiz irá determinar que o INSS providencie a conclusão do processo administrativo, fixando um prazo para que apresente sua decisão, sob pena de pagamento de multa.

Atenção: o Juiz não irá decidir se você tem direito a receber o benefício. O que ele faz é determinar que o INSS analise o seu recurso e então decida se você tem direito ou não. 

 

QUEM EU DEVO PROCURAR?

Como se trata de um processo judicial, para entrar com o Mandado de Segurança é necessário procurar um advogado especialista na área previdenciária.


Gostaria de mais orientações sobre o assunto? Converse com nossos advogados especialistas no INSS sem compromisso (atendemos todo País).

Acesse o WhatsApp aqui ou ligue para o telefone (41) 3501-3588 para falar com nossos advogados especialistas no INSS.

Entre em contato por algum de nossos canais de atendimento que traremos a melhor solução para o seu caso. Acesse o WhatsApp ou ligue para o telefone (41) 3501-3588 para falar com nossos advogados especialistas no INSS.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Conte-nos seu caso que iremos lhe ajudar

Deixe a sua mensagem que em breve entraremos em contato.

"*" indica campos obrigatórios

Entre para o nosso grupo no WhatsApp

Fique informado e receba as últimas notícias.